Por que é difícil entender o que é meditação?

26 julho 2018 / By NANDAN / BUDISMO,MEDITAÇÃO,MUNDO INTERIOR,YOGA

É difícil entender o que é a meditação, porque o que se busca vivenciar com a meditação é um estado “além dos pensamentos e da mente”.

O problema é que a gente só conhece os pensamentos e a mente, então é difícil tentar compreender que exista um estado além dos pensamentos e da mente.

Poderia se dizer que a mente é o maior obstáculo entre você e sua meditação.

Mas cuidado… é aqui que nasce a confusão… Mesmo sendo a mente um obstáculo, você vai precisar dela para ultrapassar esse obstáculo.

A mente é o obstáculo e a mente é a solução!

Você precisa aprender a usar a “mente solução” para resolver a “mente obstáculo”.

Então, se você conseguir ultrapassar o obstáculo da mente, você vai conseguir entrar no estado de meditação e vai poder experimentar a sua iluminação.

Por esse motivo, se diz que é possível:

  • Se iluminar sem nunca ter aprendido a meditar, porque o problema está na “mente obstáculo” e você pode usar diferentes técnicas para ir além da “mente obstáculo”.
  • Se iluminar sem nunca ter tido nenhum conhecimento, isso pode acontecer, porque a iluminação não é um “copiar & colar”, você pode ter todo o conhecimento sobre a iluminação e ainda assim não se iluminar. O estado de iluminação é além do conhecimento e da mente.
  • Se iluminar em um segundo.  Para ir além de sua mente, não é necessário uma longa jornada, a longa jornada é o esforço que você faz para ir além da “mente obstáculo”, mas estar nessa jornada significa que você está na mente, você precisa ir além da mente e uma vez que você dá um passo para fora da mente, você pode experimentar o estado de iluminação e isso pode acontecer como se você estivesse abrindo seus olhos.

Estatisticamente, isso já aconteceu algumas vezes, mas isso não é o mais comum.

A prática e o estudo da meditação é o caminho para você compreender essa relação da “mente obstáculo”, da “mente solução” e da iluminação.

Medite na “mente solução” e alcance a iluminação!

O mais importante é colocar a iluminação como objetivo principal. Porque não existe benefício maior do que a iluminação e durante esse processo você vai adquirir todos os benefícios que a meditação pode lhe dar.

 

Na verdade, meditação é estar estabelecido no “Eu”. Mas quando os pensamentos cruzam a mente e um esforço é feito para eliminá-los, esse esforço é geralmente chamado de meditação. Estar estabelecido no Eu é a sua natureza verdadeira.

Seja como você é! Esse é o objetivo!

Ramana Maharshi


O pior sofrimento é seu apego ao sofrimento, se sua mente estiver lotada de palavras e pensamentos não existe espaço para você.

Eu gostaria de convidar você a aprender como eliminar seu estresse, ansiedade e depressão.

Este é um Curso Online simples e completo com instruções passo a passo para você meditar corretamente, pois a sua mente é a fonte da sua felicidade.

About The Author

NANDAN

Sou um Yogi, formado em odontologia e tenho dedicado meus últimos anos ao trabalho voluntário.Concentrei meus estudos em pesquisas de dores orofaciais e crônicas, o que me levou a fazer uma especialização e mestrado na Escola Paulista de Medicina.Conheci o Yoga em 2003 e mudou a minha vida. Em 2005, eu já morava em Kerala, no Sul da India, onde permaneci por 7 anos em busca da realização através dos ensinamentos do Yoga. Fiz vivências em diferentes centros e tive também a oportunidade de conhecer e conviver com mestres iluminados.O eco no meu coração é Servir!

Blog Comments

[…] o estado meditativo é difícil, porque é uma experiência “além da […]

Leave a Comment

O QUE VOCÊ ACHOU?