Wat Trai Mit – O Templo do Buda Dourado

27 novembro 2017 / By NANDAN / BUDISMO,PÉ NA ESTRADA,Tailândia

Primeira caminhada, em direção a Wat Pho, o Templo do Buda Reclinado!

Saindo do metro, fui pegar um Tuk-Tuk (moto taxi de triciclo) e já de cara eles me cobram uma fortuna. Do aeroporto até o hostel, que tem uns 20 km, eu gastei 250,00 Baht (moeda tailandesa, cerca de 25 reais) , o taxista me cobra 400.00, onde o google maps me diz ter 5 km de distancia.

Hummm… Vai começar  a missão barganha… hehehe

Sou  abordado por um senhor simpático que puxa conversa… Ele me diz que os templos estão fechados por causa do “Dia do Buda” e que eu não conseguiria visitar os templos até o meio dia.

Então ele me sugere que eu faça um passeio de barco.

Ele diz que o passeio não deve custar mais do 2.000,00 Baht, que eu não deveria pagar mais do que isso… e ele disse que o taxista poderia me levar por 20,00 Baht até o porto…

Eu olho no mapa… o porto fica somente 1,5 km do Wat Pho… Hahaha… Tem coisa ai… 

Pra quem já caiu nos mais de 1.000 truques da india… Esse tava muito na cara…

Bom… Aceitei a recomendação do meu “bom simpático senhor” e peguei o taxi por 20,00 Baht.

Chegando lá no passeio de barco, começo a negociar os valores, falo para eles que de 2.000 Baht, eu pago 20,00 Baht… O cara me olha bemmm insatisfeito…  Desiste na hora e meio que me manda embora…

ÓTIMOOO… Viro as costas e saio andando… o taxista meio sem saber o que fazer… me faz uma outra oferta de corrida de taxi… mas eu não dou bola… pago os 20,00 Bath pela corrida até o porto e saio caminhando…

Entre em uma rua, saio por outra e vejo lá no alto do céu… uma ponta dourada… hummm… é para lá que eu vou!!!

Chego e não acredito!!! UAHHH…

O que… que é isso?!?

Nossaaa…

O TEMPLO DO BUDA DOURADO!!!

Wat Trai Mit!!!

IMAGEM EM 360 GRAUS

Mova ela para direita, esquerda… para cima… para baixo… de um zoom… gire seu celular… sinta um pouco de como é esse lugar…


 

 

Uma estatua do Buda em ouro puro de 5 toneladas… estimado em 2013, no valor de 250 milhões de dólares.

Mas esse Buda, já passou duas centenas de anos encostado em algum lugar… sem nenhum valor! Dá para acreditar?!?

As origens desta estátua são incertas. Ela estava coberta por uma massa e passou anos como se fosse uma estatua de “gesso”. Como por aqui, estátua é o que não falta… Essa estátua ficou encostada Wat Chotanaram, localizado perto de Chinatown, mas o templo caiu em ruínas e foi fechado, então a estátua foi transferida para sua localização atual Wat Traimit em 1935.

Na época, esse templo não tinha muita importância e como o templo não tinha um prédio suficientemente grande para abrigar a estátua, ela foi mantida por 20 anos sob um simples telhado.

Em 1954, um novo edifício foi construído para abrigar a estátua e ao tentarem levantar a estátua, as cordas se romperam e a estátua caiu no chão. Naquele momento, a massa que revestia a estátua quebrou e permitiu que a superfície do ouro fosse vista.

Toda a massa que revestia foi cuidadosamente removida, todo o processo foi documentado e pode ser visto no museu do templo.

A estátua de ouro foi descoberta muito próximo da comemoração de 2500 anos do Buda e muitos budistas consideravam isso como um grande milagre.

Como conta a história, essa estátua foi completamente coberta com uma massa para impedir que ela fosse roubada. Acredita-se que esta cobertura ocorreu antes da destruição do reino de Ayutthaya (antiga capital) por invasores da Birmânia em 1767. A estátua permaneceu entre as ruínas de Ayutthaya sem atrair muita atenção.

Hoje meu dia começou com um simpático senhor, escondido na massa de ouro da bondade, querendo me vender e ganhar o dinheiro do dia.

Eu consegui pegar o meu taxi por um valor justo, removi a massa da pilantragem e acabei parando no templo que deveria estar fechado.

Perdido, me encontrei no Wat Trai Mit – o Templo do Buda Dourado. Coincidências ou não… mensagem recebida! 

Na busca da iluminação, praticar a ação correta muitas vezes é desafiador! Porque não depende somente de nós… Em minhas viagens, eu já fui enganado milhares de vezes… dessa vez, eu consegui escapar…

A ação correta é também conseguir discernir como agir nesses momentos. Nós não podemos controlar as ações de outras pessoas.

O discernimento é fundamental para o crescimento espiritual.

Descobrir o ouro guardado dentro de nós,

É descobrir a nossa maior riqueza.

Como as pessoas lhe tratam é o Karma delas,

Como você reage a isso é o seu Karma.

Wayne Dyer


O pior sofrimento é seu apego ao sofrimento, se sua mente estiver lotada de palavras e pensamentos não existe espaço para você.

Eu gostaria de convidar você a aprender como eliminar seu estresse, ansiedade e depressão.

Este é um Curso Online simples e completo com instruções passo a passo para você meditar corretamente, pois a sua mente é a fonte da sua felicidade.

About The Author

NANDAN

Sou um Yogi, formado em odontologia e tenho dedicado meus últimos anos ao trabalho voluntário.Concentrei meus estudos em pesquisas de dores orofaciais e crônicas, o que me levou a fazer uma especialização e mestrado na Escola Paulista de Medicina.Conheci o Yoga em 2003 e mudou a minha vida. Em 2005, eu já morava em Kerala, no Sul da India, onde permaneci por 7 anos em busca da realização através dos ensinamentos do Yoga. Fiz vivências em diferentes centros e tive também a oportunidade de conhecer e conviver com mestres iluminados.O eco no meu coração é Servir!

Leave a Comment

O QUE VOCÊ ACHOU?