Hanuman e o colar de pérolas

17 maio 2018 / By NANDAN

Hanuman e o colar de pérolas da Mãe Sita

Hanuman é o deus macaco. Ele simboliza a devoção mais pura, a dedicação completa a um propósito maior, a ausência do ego ou a baixa autoestima.

Você vai ver muitas estátuas e quadros de Hanuman abrindo o seu peito e mostrando em seu coração o Deus Rama e Sita.

Conta uma história que o Senhor Rama estava distribuindo presentes para todos os macacos que lutaram como guerreiros em seu exército após sua vitória contra Ravana.

Sri Rama perguntou para seu fervoroso devoto Hanuman:

"O poderoso herói, como posso compensar você por tudo o que fez por mim e minha família?"

Muitos gostariam de riqueza, nome ou fama, aprovação ou reconhecimento em troca de seus trabalhos, mas Hanuman responde:

"Eu não desejo nada, Prabhu (mestre)!"

Então, Mata Sita (Mãe Sita) tirou um valioso colar de pérolas do pescoço e ofereceu-o ao humilde Sri Hanuman.

Sri Hanuman recebeu o colar com grande respeito da Mata Sita, mas começou a quebrar as pérolas com os dentes.

Mata Sita e os outros ministros que estavam sentados no salão ficaram bastante surpresos com esse estranho ato de Sri Hanuman.

Alguns se perguntavam por que o nobre e grande guerreiro Sri Hanuman estava se comportando como um macaco?

Então, Sita perguntou a Hanuman:

“Ó poderoso herói, o que você está fazendo? Por que você quebra as pérolas?”

Sri Hanuman disse:

“Ó venerável mãe! Esse colar é muito valioso, pois chegou até mim através de sua santa mão. Mas eu quero descobrir se alguma dessas pérolas contém meu amado Senhor Rama. Eu não guardo nada desprovido dele e eu não o encontro em nenhuma dessas pérolas ”.

Com isso, um dos membros da assembléia ironicamente comentou: “Você não usaria nada que não tivesse o Nome de Rama. Se é assim, você está usando seu corpo. Você está carregando isso com você. Prove para nós que você tem o nome nele.”

Hanuman riu alto! Ele disse:

“Eu provarei, veja!”

Sri Hanuman então abriu seu peito com suas mãos poderosas e Lorde Sri Rama e Mata Sita estavam sentados em seu coração!

 

 

O significado de Hanuman

Essa história poderia ser interpretada através do seguinte simbolismo.

Hanuman é representado por um macaco, porque ele representa a mente humana sempre agitada. Ele então nos mostra que através da devoção nós podemos conquistar o nosso mundo interior.

Hanuman nos mostra o que podemos alcançar quando estamos em sintonia com uma devoção pura, onde estamos alinhados com as forças do bem, ajudando os mais necessitados, com uma fé incondicional e uma dedicação perfeita.

Hanuman é símbolo de poder, pois a sua mente tem uma devoção inabalável ao divino. Sua mente não se perde diante da riqueza, fama, aprovação ou reconhecimento.

Hanuman é um grande guerreiro e simbolicamente representa o “eu inferior” ou a natureza animal do homem, que quando refinada se torna uma manifestação das forças divinas.

Poderia-se interpretar também o estado meditativo ou devocional em que o chakra do coração alcança a sua plenitude na energia do amor divino. Onde a pessoa experimenta o Divino dentro de seu coração.

ॐ हनः हनुमते नमः | Om Hanh Hanumate Namah

MANTRA DO HANUMAN

HANUMAN-SIGNIFICADO-PEROLA

HANUMAN-SIGNIFICADO-PEROLA

HANUMAN-SIGNIFICADO-PEROLA

HANUMAN MANDIR NOVA DELHI


O pior sofrimento é seu apego ao sofrimento, se sua mente estiver lotada de palavras e pensamentos não existe espaço para você.

Eu gostaria de convidar você a aprender como eliminar seu estresse, ansiedade e depressão.

Este é um Curso Online simples e completo com instruções passo a passo para você meditar corretamente, pois a sua mente é a fonte da sua felicidade.

About The Author

NANDAN

Quero compartilhar minhas viagens pelo mundo exterior e interior e mostrar que a felicidade é o melhor caminho! Sou um Yogi, formado em odontologia e tenho dedicado meus últimos anos ao trabalho voluntário. Concentrei meus estudos em pesquisas de dores orofaciais e crônicas, o que me levou a fazer uma especialização e mestrado na Escola Paulista de Medicina. Conheci o Yoga em 2003 e mudou a minha vida. Em 2005, eu já morava em Kerala, no Sul da India, onde permaneci por 7 anos em busca da realização através dos ensinamentos do Yoga. Fiz vivências em diferentes centros e tive também a oportunidade de conhecer e conviver com mestres iluminados. O eco no meu coração é Servir!

Leave a Comment

Agora, se você curtiu esse post, deixe seu comentário aí embaixo e compartilhe suas boas práticas com o grupo!