fbpx

Gandhi e sua Greve Fundamentada na Não Violência

29 maio 2018 / By NANDAN

Gandhi e sua Greve Fundamentada na Não Violência

Talvez a greve mais famosa, seja a greve liderada por Mahatma Gandhi, durante a independencia da India. Uma greve fundamentada na não violência.

Greve teve sua origem da palavra francesa grève, proveniente da Place de Grève, em Paris, na margem do Sena, que correspondia a um local de embarque e desembarque de navios e depois, local das reuniões de desempregados e operários insatisfeitos com as condições de trabalho.

Originalmente, as greves eram resolvidas quando vencia a parte mais forte. O trabalho ficava paralisado até que ocorresse uma das seguintes situações: ou os operários retornavam ao trabalho nas mesmas ou em piores condições, por temor ao desemprego, ou o empresário atendia total ou parcialmente as reivindicações para que pudessem evitar maiores prejuízos devidos à ociosidade.

Gandhi iniciou em 1907, na África do Sul, junto com outros indianos que ali viviam, um movimento de não violência contra a segregação racial, eles caminharam em locais proibidos e queimaram seus documentos de registro, todos estavam preparados para serem presos e não estavam com medo.

Gandhi disse:

A não violência se nega a cooperar com a injustiça. Ela é o Caminho para derrotá-la.

Ele deu um nome para seu movimento de Satyagraha ou Firme com a Verdade

Gandhi disse:

A verdade (satya) significa amar. A firmeza (agraha) significa gerar, portanto pode ser usada como sinônimo de força. Assim, comecei a chamar o movimento indiano Satyagraha, isto é, a Força que nasce da Verdade e do Amor ou da Não-Violência.

A não violência é uma luta contra a violência, porém com outras armas.

 

A Não Violência não deve ser usada como um escudo para o covarde, ela é uma arma para os corajoso

Durante o período quando a Inglaterra dominava a Índia, Gandhi fez uma analogia:

Como um exército de 100.000 soldados pode dominar uma população de 350.000.000 de pessoas?
Nós vamos parar de executar tudo o que os ingleses querem… A nação vai parar… Uma desobediência em grande escala.

Em sua essência, Gandhi descreveu seu movimento assim:

Eu também chamei de força amorosa ou força da alma.
No cumprimento de Satyagraha, eu descobri nos seus primeiros estágios que a busca da verdade não admitia a violência contra seu oponente, mas que seu oponente deveria ser esclarecido de seu erro com paciência e compaixão.
Pois o que parece ser verdade para um, pode parecer um erro para o outro.
A paciência significa auto-sofrimento. Então a doutrina veio a significar a reivindicação da verdade, não por inflição de sofrimento ao oponente, mas em si mesmo.

Eventualmente, em agosto de 1947, a Inglaterra concedeu a independência da Índia.

A Não-Violência é infinitamente superior à violência, o perdão é mais forte do que punição.

MAHATMA GANDHI

.

Quem foi Mahatma Gandhi

Reverenciado em todo o mundo por sua filosofia não violenta de resistência passiva, Mohandas Karamchand Gandhi era conhecido por seus muitos seguidores como Mahatma, ou “o de grande alma”.
Ele começou seu ativismo como um imigrante indiano na África do Sul no início de 1900, e nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial, tornou-se a principal figura na luta da Índia para sua independência da Inglaterra.
Conhecido por seu estilo de vida ascético (muitas vezes vestido apenas de tanga e xale) e devoção hindu, Gandhi foi preso várias vezes durante sua busca de não-violência, e realizou uma série de greves de fome para protestar contra a opressão das classes mais pobres da Índia e entre outras injustiças.
Após a independência em 1947, ele continuou a trabalhar pela paz entre hindus e muçulmanos.
Gandhi foi morto a tiros em Delhi em janeiro de 1948 por um fundamentalista hindu.

Gandhi foi uma grande influência para líderes como Martin Luther King, Mandela e Lech Wałęsa. Nos anos 80, ocorreu um renascimento do movimento da Não Violência na Polônia, Chile, Filipinas, Palestina, China e Mianmar, todos adotando os métodos de resistência às leis opressivas.

 

SEJA A MUDANÇA QUE VOCE QUER VER NO MUNDO

REFERENCIAS:

https://www.history.com/topics/mahatma-gandhi

http://www.sahistory.org.za/article/gandhi-and-passive-resistance-campaign-1907-1914

https://en.wikipedia.org/wiki/Satyagraha

https://en.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi

Óculos usados por Gandhi


Quarto onde Gandhi passou seus últimos 144 dias de sua vida


Gandhi Smriti é o local onde Gandhi foi assassinado em 30 de janeiro de 1948


Raj Ghat é um memorial e local onde se encontram as cinzas de Mahatma Gandhi.

GANDHI SMRITI


O pior sofrimento é seu apego ao sofrimento, se sua mente estiver lotada de palavras e pensamentos não existe espaço para você.

Eu gostaria de convidar você a aprender como eliminar seu estresse, ansiedade e depressão.

Este é um Curso Online simples e completo com instruções passo a passo para você meditar corretamente, pois a sua mente é a fonte da sua felicidade.

About The Author

NANDAN

Quero compartilhar minhas viagens pelo mundo exterior e interior e mostrar que a felicidade é o melhor caminho! Sou um Yogi, formado em odontologia e tenho dedicado meus últimos anos ao trabalho voluntário. Concentrei meus estudos em pesquisas de dores orofaciais e crônicas, o que me levou a fazer uma especialização e mestrado na Escola Paulista de Medicina. Conheci o Yoga em 2003 e mudou a minha vida. Em 2005, eu já morava em Kerala, no Sul da India, onde permaneci por 7 anos em busca da realização através dos ensinamentos do Yoga. Fiz vivências em diferentes centros e tive também a oportunidade de conhecer e conviver com mestres iluminados. O eco no meu coração é Servir!

Leave a Comment

Compartilhe suas experiências!