Como Surge o Estresse, Ansiedade e Depressão no Cérebro?

18 julho 2018 / By NANDAN / BUDISMO,MEDITAÇÃO,MUNDO INTERIOR,YOGA

O Estresse, Ansiedade e Depressão surgem em seu cérebro através da resposta do seu corpo frente ao poder de sua imaginação.

Mesmo que não exista um perigo próximo de você, se você imaginar e acreditar que ele exista, seu corpo vai se preparar para reagir.

Como eu um jogo do vôlei, você não sabe se a bola vai vir em sua direção, mas todo o seu corpo está preparado para receber a bola.

Quando você está assistindo um filme de ação, um drama ou terror, seu cérebro reage de diferentes maneiras mesmo que aquela cena não seja verdadeira.

Você é capaz de fazer a mesma coisa usando a sua imaginação, apenas projetando seus pensamentos em sua tela mental.

Dependendo da forma como você usa seus pensamentos, seu corpo vai reagir como se fosse uma verdade.

O Estresse, Ansiedade e Depressão são resultado da maneira que você usa seu Cérebro.

Se você está constantemente usando seus pensamentos como se sua vida estivesse dentro de um filme de ação, drama ou terror, o seu cérebro vai enviar mensagens para seu corpo e ele estará pronto para reagir a sua imaginação.

O corpo se prepara para uma resposta de luta, fuga ou paralisação.

Nosso organismo tem uma resposta fisiológica frente a essa imagem mental.

A única finalidade da resposta de luta, fuga ou paralisação é ajudar você sobreviver.

A resposta não é algo ruim, contudo a capacidade de se adaptar a essa imagem mental exige não só a capacidade de responder a ela, mas também a capacidade de controlar a resposta fisiológica do seu corpo e da sua mente adequadamente.

Quando o corpo e a mente não conseguem se adaptar as imagens mentais de forma adequada surge o Estresse, a Ansiedade e a Depressão.

Como Funciona o Estresse, Ansiedade e Depressão no Cérebro?

O cérebro desempenha um papel crítico na percepção do Estresse, Ansiedade e Depressão e como o corpo vai responder a essa percepção.

No entanto, é difícil identificar exatamente quais regiões do cérebro são responsáveis por essa resposta.

Várias estruturas importantes do cérebro estão envolvidas.

O sistema nervoso central trabalha em conjunto com o sistema endócrino do corpo para regular os mecanismos da resposta da mente.

O sistema nervoso simpático torna-se ativo.

Quando alguém percebe que está em uma situação de risco, informações são enviadas dos nossos órgãos dos sentidos para o córtex cerebral e depois para o hipotálamo.

O Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático fazem parte do Sistema Nervoso Autônomo.

Quando você imagina estar em um dos seus filmes, o sistema nervoso autônomo entra em ação, o sistema nervoso simpático é ativado automaticamente, sem controle consciente.

Várias funções do corpo são ativadas quase simultaneamente.

O Sistema Nervoso Simpático liga os órgãos internos ao cérebro por nervos espinhais. Quando estimulado, esses nervos preparam o organismo para uma reação ativando o sistema cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, renal e alterações endócrinas (hormonais) são ativadas.

O eixo hipotálamo-pituitária-adrenal é uma parte importante do sistema neuroendócrino que controla as suas reações e regula muitos processos corporais, incluindo a digestão, o sistema imunológico, o humor e as emoções, sexualidade, armazenamento e consumo de energia.

O eixo hipotálamo-pituitária-adrenal também está ligado a uma área do cérebro conhecida como o Sistema Límbico.

O Sistema Límbico compreende todas as estruturas cerebrais que estejam relacionadas, principalmente, à aprendizagem, memória, motivação, algumas respostas homeostáticas, como também comportamentos emocionais e sexuais, ela é a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais.

O Sistema Límbico funciona influenciando o Sistema Endócrino (hormonal) e o Sistema Nervoso Autônomo.

Ele comanda certos comportamentos necessários à sua sobrevivência, interferindo positivamente ou negativamente no funcionamento e na regulamentação metabólica de todo o seu organismo.

Durante essa reação, o Sistema Límbico realiza uma análise da memória emocional das informações fornecidas pelos sentidos.

Em seguida, uma variedade de conexões nos permite determinar se a tensão atual é uma ameaça ou um perigo claro e presente.

Todas essas atividades internas ocorre em milissegundos.

Fisiologicamente a glândula supra renal libera adrenalina que estimula o seu sistema nervoso e energiza seu cérebro, fazendo com que seus neurônios funcionem mais rápido.

Esse aumento na atividade cerebral não só cria intensidade emocional, mas faz você pensar mais rápido.

Os altos níveis de excitação fazem seu cérebro se tornar hiperativo e você também.

A hiperatividade do cérebro tem efeitos profundos sobre a forma como você pensa

Seus pensamentos ficam rápidos, suas ideias fragmentadas e dispersas, rodopiando em sua mente, sua memória fica prejudicada e o seu julgamento fica comprometido.

Seu cérebro hiperativo agora cria problemas para você.

Quando você tenta desacelerar, você não consegue e agora você procura “ajuda externa” para amortecer seu cérebro, como usar bebidas alcoólicas, fumar, usar drogas ou medicamentos, comer mais ou muito pouco, dormir muito… Numa tentativa de desacelerar sua atividade cerebral.

Seu cérebro hiperativo também vai te causar agitação, irritação, mau humor, tiques nervosos, um sentimento de sobrecarrega e, é claro, ter dificuldade em relaxar e aquietar a sua mente. Podendo também te levar a um isolamento, ao estresse, a ansiedade, infelicidade e até uma depressão.

Caso você esteja constantemente dentro de seus dramas mentais, seu corpo estará preso dentro desse processo de reação.

Caso esse processo seja mantido por muito tempo, seu corpo vai acumular uma série de hormônios e enzimas que começam afetar a sua saúde mental, emocional e física.

Esse é o Funcionamento do Estresse, da Ansiedade e da Depressão em seu Cérebro.

https://aprendameditar.com/como-surge-o-estresse-ansiedade-e-depressao-no-cerebro/


O pior sofrimento é seu apego ao sofrimento, se sua mente estiver lotada de palavras e pensamentos não existe espaço para você.

Eu gostaria de convidar você a aprender como eliminar seu estresse, ansiedade e depressão.

Este é um Curso Online simples e completo com instruções passo a passo para você meditar corretamente, pois a sua mente é a fonte da sua felicidade.

About The Author

NANDAN

Sou um Yogi, formado em odontologia e tenho dedicado meus últimos anos ao trabalho voluntário.Concentrei meus estudos em pesquisas de dores orofaciais e crônicas, o que me levou a fazer uma especialização e mestrado na Escola Paulista de Medicina.Conheci o Yoga em 2003 e mudou a minha vida. Em 2005, eu já morava em Kerala, no Sul da India, onde permaneci por 7 anos em busca da realização através dos ensinamentos do Yoga. Fiz vivências em diferentes centros e tive também a oportunidade de conhecer e conviver com mestres iluminados.O eco no meu coração é Servir!

Leave a Comment

O QUE VOCÊ ACHOU?